O que é?
A técnica do Pomodoro é utilizada para se conseguir focar em uma única tarefa, sem interrupções, por vinte e cinco minutos. É muito útil àquelas pessoas que não conseguem se concentrar em uma atividade, ou a interrompe várias vezes durante a execução.
Com as milhares de notificações que recebemos atualmente, tanto no celular quanto no computador, e com a facilidade de comunicação existente, é muito difícil a pessoa conseguir trabalhar por um longo período de tempo concentrada. O Pomodoro sugere um foco extremo de 25 minutos, cronometrado, sem interrupções (é bom deixar o celular no “Não Perturbe” e fora do seu alcance!) com 5 minutos de relaxamento (nesses cinco minutos sim, você pode fazer o que quiser).
Algumas regrinhas
É importante destacarmos algumas condutas interessantes ao uso da técnica:
- Tente focar ao máximo em UMA tarefa: ler um texto, estudar um capítulo, escrever algum documento, concluir um relatório…
- Não se pode interromper o ciclo. O ideal é manter o telefone longe, como disse acima. Não é indicado navegar em sites aleatórios ou se desvirtuar do foco e do objetivo. É 25 minutos líquidos de extrema concentração na tarefa.
- A cada quatro ciclos (25 + 5), é indicado relaxar por mais tempo (geralmente as pessoas descansam por 20 ou 30 minutos).
- Anote quantos ciclos fez no dia, ou naquele projeto.
Por que tem esse nome?
Algumas fontes indicam que essa técnica se chama assim por que é o tempo que um tipo de molho de tomate demora a ficar pronto. Outros já dizem que é por causa daqueles timers de cozinha no formato de tomate. Ainda não achei uma fonte que cravasse uma ou outra hipótese, mas a lenda faz parte da mística dessa técnica, é o que importa! 🙂
Como eu utilizo?
Eu tenho uma planilha onde eu anoto cada ciclo de foco. Basicamente são três colunas: data, quantidade (de Pomodoros realizados) e minutos líquidos (que refere-se à quantidade de Pomodoros realizados multiplicado pelos minutos de cada ciclo – que no meu caso são 25 minutos, o padrão).
No exemplo da imagem acima, no dia 05/maio eu realizei 12 Pomodoros, totalizando 300 minutos líquidos (5 horas).
Eu acho o controle rigoroso importante para você poder medir seu desempenho e ajustá-lo. Explico: se sua meta é estudar 6 Pomodoros por dia e em um dia você estuda 8, significa que no dia seguinte você tem 2 de “gordura para queimar”.
Realmente funciona?
Temos que entender que isso se trata muito mais de como você é e como você lida com sua disciplina do que qual técnica você usa. Uma pessoa bem disciplinada não necessariamente precisa usar o método X ou o método Y para conseguir se desvencilhar da procrastinação, ao passo que uma pessoa que tenha dificuldades de concentração não vá resolver esse problema de uma vez usando alguma técnica.
Para mim o Pomodoro funcionou por muito tempo. Sempre que preciso de um foco total eu uso a técnica, principalmente ao estudar ou ao desenvolver um texto. Sugiro que você, leitor, tente usá-lo e aperfeiçoar o seu uso.
Dicas
- Evite as distrações: celulares, telefones, interrupções de membros da família, notificações do computador;
- Pause imediatamente a cada interrupção;
- Use os intervalos de relaxamento para ir ao banheiro, beber água, responder aquela mensagem…
- Documente todos os ciclos (conforme a planilha no exemplo acima).
Conclusão
Embora o texto tenha sido curto, o objetivo foi documentar essa técnica para os leitores, e instigá-los a buscar a melhor forma para potencializar seus estudos e sua concentração. Você utiliza alguma técnica específica? Deixe nos comentários, pois eu gostaria de saber!