Como descobrir quantitativos de iNodes do servidor?

Recentemente gravamos uma série de vídeos no YouTube explicando um pouco sobre o cPanel, um software de gerenciamento de hospedagem/servidor Linux.

Em um dos vídeos comentei sobre os iNodes, que são uma questão crítica do seu ambiente que podem trazer indisponibilidade.

Quantidade de iNodes no servidor
Quantidade de iNodes no servidor

 

Desta forma, em um dos problemas que tive era necessário saber quais domínios e diretórios consumiam mais iNodes para poder proceder com a análise e posterior limpeza. Foi aí que criamos um comando a ser utilizado no terminal que te lista a quantidade de iNodes que cada diretório utiliza.

O passo a passo abaixo explica como proceder:

Passo 1 – Acessar o servidor

Acesse seu servidor de hospedagem via SSH com Putty ou Terminal (em algumas hospedagens há um Terminal embutido no cPanel, na aba Avançado, o que facilita muito – porém só aparece quando o SSH é liberado pela hospedagem).

ssh -p 2222 seuuser@195.210.80.15

Passo 2 – Digitar o comando para listagem de iNodes

O comando abaixo exibe a listagem. Ele vai ordenar por ordem crescente de iNodes, ou seja, as últimas linhas são os diretórios com maior número.

find ./ -xdev -printf ‘%h\n’ | sort | uniq -c | sort -k 1 -n

Comando executado. Quanto mais ao final da listagem, maior o número de iNodes.
Comando executado. Quanto mais ao final da listagem, maior o número de iNodes.

Passo 3 – Fazer a análise

A análise deve se basear no seu objetivo: se é ver um diretório específico, se é focar na pasta mail (que é a que mais tem iNodes geralmente) ou se é verificar de fato quais diretórios mais consomem o recurso.

Após fazer a limpeza (exclusão de arquivos) rode o comando novamente para seguir a análise. O comando acima foi uma mão na roda para eu resolver o problema.

Você tem outra forma de fazer essa análise? Deixe nos comentários 🙂

Um abraço!